Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DE PACIENTES COM HANSENÍASE PÓS TRANSPOSIÇÃO TENDÍNEA PARA PÉ CAÍDO E SUA CORRELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o resultado funcional da cirurgia de correção de pé caído em pacientes hansênicos e comparar as escalas Screening of Activity Limitation and Safety Awareness (SALSA) e de Participação social pós-operatórias com o escore da American Orthopaedic Foot and Ankle Society (AOFAS).

Métodos:

Avaliamos 22 pacientes submetidos à transposição do tibial posterior para o dorso do pé com mínimo de seguimento de 12 e máximo de 131 meses operados entre janeiro de 2013 e dezembro de 2017. Utilizamos o coeficiente de Pearson (r) para medir o grau de correlação entre as escalas funcionais e consideramos o valor de p < 0,05 na análise dos valores pré e pós-operatórios da AOFAS.

Resultados:

A média da AOFAS foi de 59,6 no pré-op (mín 35, máx 74) e 77,2 no pós-op (mín 36, máx 97) (p < 0,0001) e das escalas SALSA e participação social de 30,6 e 22,5 no pós-operatório. A análise estatística demonstrou correlação positiva forte (r = −0,83) com as escalas SALSA e de participação social (r = −0,78) quando comparadas ao AOFAS. O grau de dorsiflexão atingido foi de 5,4 graus em média. Linha de pesquisa: Evidência clínica e organizacional, modelos assistenciais, educacionais e avaliação de qualidade em APS - Pós-graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Conclusão:

A melhora da função através da correção cirúrgica do pé caído possui correlação direta na melhora da qualidade de vida dos pacientes portadores de hanseníase. Nível de Evidência III, Estudo Retrospectivo.

Descritores:
Neuropatias Fibulares; Hanseníase; Transferência Tendinosa; Pé caído

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br