Acessibilidade / Reportar erro

COMPLICAÇÕES APÓS TRATAMENTO CIRÚRGICO DAS FRATURAS DE MONTEGGIA TIPO II DE JUPITER

RESUMO

A fratura-luxação de Monteggia é uma lesão rara que acomete cerca de 2-5% da população. Jesse Jupiter subdividiu as fraturas tipo II de Bado em quatro tipos, todos eles associados à fratura da cabeça do rádio. As lesões condral e ligamentares associadas podem evoluir com complicações pós-operatórias.

Objetivo:

Avaliar a incidência das complicações e os fatores de risco que podem influenciar os resultados pós-operatórios nas fraturas de Monteggia tipo II de Jupiter.

Métodos:

Estudo retrospectivo com pacientes tratados cirurgicamente. Avaliaram-se as características relacionadas às fraturas e as técnicas cirúrgicas utilizadas e, em seguida, tais variáveis foram correlacionadas com complicações pós-operatórias radiográficas e funcionais.

Resultados:

Foram avaliados 15 pacientes, havendo predomínio do sexo masculino e maior prevalência das fraturas tipo IIA e IID. As complicações mais frequentes foram a ossificação heterotópica e a osteólise ao redor da prótese da cabeça do rádio. A instabilidade pós-operatória ocorreu somente no complexo ligamentar lateral. Funcionalmente, segundo o Mayo Elbow Performance Score, 53% dos pacientes evoluíram com resultados desfavoráveis.

Conclusão:

Observou-se alta taxa de complicação pós-operatória, principalmente nas fraturas tipo II-D de Jupiter e naquelas com fratura do coronoide associada. Nível de Evidência III, Estudo Terapêutico.

Descritores:
Fratura de Monteggia; Complicações Pós-Operatórias; Fraturas da Cabeça e do Colo do Rádio

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br