Acessibilidade / Reportar erro

PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO TOMOGRÁFICA PARA AS FRATURAS INTRA-ARTICULARES DA EXTREMIDADE DISTAL DO RÁDIO

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi apresentar a proposta de uma classificação tomográfica das fraturas intra-articulares da extremidade distal do rádio.

Métodos:

Este estudo descritivo baseou-se na observação de imagens tomográficas de 74 pacientes com fratura da extremidade distal do rádio. Os casos foram agrupados por semelhança de acordo com a presença de alguns parâmetros determinantes da complexidade da fratura. Os resultados da análise descritiva foram transcritos na forma de uma classificação tomográfica.

Resultados:

A classificação tomográfica proposta para as fraturas intra-articulares da extremidade distal do rádio compreendeu três grupos maiores e nove subgrupos, organizados em ordem crescente de gravidade, de acordo com a presença de espaçamento entre os fragmentos articulares, desvio angular, perda da altura radial, afundamento cortical e luxação associada.

Conclusão:

Esta classificação tomográfica proposta para as fraturas intra-articulares da extremidade distal do rádio pode auxiliar os profissionais na indicação da conduta terapêutica. Nível de Evidência IV; Série de casos.

Descritores:
Classificação; Fraturas do rádio; Tomografia

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br