Acessibilidade / Reportar erro

METÁSTASE NA COLUNA DE HEMANGIOPERICITOMA INTRACRANIANO: RELATO DE 2 TRATAMENTOS

RESUMO

Objetivo:

Reportar o uso de duas técnicas (radiocirurgia e vertebrectomia em bloco) no mesmo paciente, para o tratamento de metástases de um hemangiopericitoma intracraniano em dois locais da coluna. Hemangiopericitomas intracranianos são raros, consistindo em cerca de 2,4% dos tumores da meninge e menos de 1% de todos os tumores do sistema nervoso central, e metástases para a coluna são ainda mais raras: as maiores séries de casos publicada tinham 5 e 7 casos.

Métodos:

Um homem de 37 anos com diagnóstico de hemangiopericitoma intracraniano foi encaminhado para resecção em bloco de lesão metastática em T12 com a técnica de Tomita.

Resultados:

A doença evoluiu com metástase em T2, tratada com radiocirurgia (dose de 1600 cGy). O paciente morreu 1.706 dias após a resecção em bloco de T12 e 1.324 dias após a radiocirurgia de T2, livre de recorrência nessas localizações, devido a progressão sistêmica da doença (para fígado e sistema nervoso central).

Conclusão:

Este é o primeiro caso na literatura no qual duas técnicas diferentes foram usadas pra tratar lesões metastáticas da coluna de hemangiopericitoma intracraniano, único pelo uso de duas técnicas de tratamento no mesmo paciente. Nível de evidência V, relato de caso.

Descritores:
Coluna Vertebral; Hemangiopericitoma; Radioterapia; Metástase Neoplásica; Radiocirurgia

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br