Acessibilidade / Reportar erro

LIGAMENTO DE STRUTHERS E PROCESSO SUPRACONDILAR DO ÚMERO: ESTUDO ANATÔMICO E IMPLICAÇÕES CLÍNICAS

RESUMO

Objetivo:

Determinar a frequência e as características anatômicas do ligamento de Struthers e do processo supracondilar do úmero e avaliar sua implicação clínica na neuropatia compressiva do nervo mediano.

Método::

Foram dissecados 60 membros superiores de 30 cadáveres de adultos, 26 do sexo masculino e quatro do sexo feminino, 15 previamente preservados em formol e glicerina e 15 dissecados a fresco no Laboratório de Anatomia. A relação do ligamento de Struthers com o nervo mediano e a artéria e veias braquiais, foi documentada com desenhos e fotografias.

Resultados:

O processo supracondilar do úmero não foi encontrado em nenhum dos 60 braços dissecados. O ligamento de Struthers foi identificado em seis membros (dois bilaterais); em todos havia inserção alta do músculo pronador redondo.

Conclusão:

O ligamento de Struthers é uma estrutura aponeurótica que pode estar ou não associada ao processo supracondilar do úmero e representa local de possível compressão do nervo mediano no terço inferior do braço. Nível de Evidência IV, Série de Casos.

Descritores:
Ligamentos; Síndromes de compressão nervosa; Nervo mediano; Úmero

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br