Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO PÓS-TRATAMENTO DE EPIFISIÓLISE PROXIMAL DO FÊMUR: ESTUDO RETROSPECTIVO

RESUMO

Objetivo:

Analisar os casos de epifisiólise do fêmur proximal operados pelo serviço de Ortopedia Pediátrica do Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), Belo Horizonte/MG, entre os anos de 2016 e 2019.

Métodos:

Foram analisados retrospectivamente os pacientes submetidos a tratamento cirúrgico de epifisiólise no Hospital Risoleta Tolentino Neves entre janeiro/2016 a janeiro/2019. Os dados coletados para análise foram: sexo, idade, lado acometido, cirurgia realizada, complicações pós-operatórias.

Resultados:

De janeiro de 2016 a janeiro de 2019, foram tratados 21 pacientes no HRTN. Houve predomínio do sexo feminino (57%), com média de idade de 12 anos. Cerca de 80% dos pacientes apresentaram quadro de epifisiólise crônica/ crônica-agudizada no primodiagnóstico. O lado esquerdo foi ligeiramente mais acometido em relação ao direito (6:5), com bilateralidade de 47%. A necrose avascular foi a complicação mais frequente, em 33% dos casos.

Conclusão:

Trata-se de quadro de alta morbidade associada, devendo haver um diagnóstico precoce, investigação de distúrbios endócrinos e tratamento cirúrgico adequado, visando uma melhora do prognóstico clínico e funcional do paciente. Nível de Evidência II, Estudo retrospectivo.

Descritores:
Escorregamento das Epífises Proximais do Fêmur; Quadril; Criança

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br