Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTO DA LOMBOCIATALGIA AGUDA NA ROTINA E FUNÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: UM ESTUDO TRANSVERSAL

RESUMO

A lombociatalgia aguda é uma condição clínica bastante frequente na população e representa uma porção expressiva dos atendimentos de urgência nos serviços de saúde pública.

Objetivo:

Avaliar as características clínicas e demográficas, bem como a intensidade da dor e da disfunção de pacientes com quadro clínico compatível com dor radicular aguda, inédita ou recorrente após período assintomático.

Métodos:

Consideraram-se pacientes com quadro clínico compatível com dor ciática aguda que tenha se iniciado em até três meses, sem história prévia de episódio semelhante e que foram atendidos em uma unidade de pronto atendimento ortopédico entre julho de 2020 e janeiro de 2021.

Resultados:

Foram atendidos 42 pacientes com quadro clínico compatível, representando 1,4% do total de atendimentos realizados no serviço. Não há relatos de estudos que buscaram avaliar as características clínicas e demográficas dos pacientes com dor radicular aguda na população brasileira. Neste estudo, contudo, encontrou-se um elevado valor médio no índice de disfunção em comparação com a literatura atual.

Conclusão:

Cerca de 30% dos indivíduos apresentaram acometimento funcional considerado incapacitante, sendo que a presença de déficits motores, a intensidade de dor irradiada e a inatividade trabalhista foram estatisticamente maiores nesse grupo em relação aos demais. Nível de Evidência IV, Estudo Transversal.

Descritores:
Ciática; Dor Lombar; Radiculopatia

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br