Acessibilidade / Reportar erro

CORRELAÇÃO ENTRE OS TIPOS DE MENTALIDADE E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM ESCOLIOSE

RESUMO

A escoliose é uma patologia com múltiplas etiologias e que acarreta alterações estéticas, aumento de morbidade e principalmente danos psicológicos.

Objetivo:

Comparar dois tipos de mindset (fixo e construtivo) e o nível de qualidade de vida.

Métodos:

Foram utilizados dois questionários, o Scoliosis Research Society-30 (SRS-30) e o Early-Onset Scoliosis-24 Questionnaire (EOSQ-24), associados à escala Health Mindset Scale. Aplicamos o SRS-30 em pacientes independentes ou cujo diagnóstico de deformidade na coluna ocorreu após os 10 anos. Já no caso de pacientes com diagnóstico antes dos 10 anos ou que apresentassem dependência devido a dificuldades cognitivas, os cuidadores foram submetidos à Health Mindset Scale e ao EOSQ-24.

Resultados:

A amostra foi composta por 35 pacientes com idades entre 4 e 46 anos, sendo a maioria entre 15 e 18 anos (42,9%), do sexo feminino (71,4%) e com escoliose do tipo neuromuscular (28,6%). O único resultado com significância (p = 0,060) foi o aumento dos escores de dor/desconforto nos questionários EOSQ-24 em paciente com mindset de crescimento. Por fim, não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos, porém, em pacientes com mindset construtivo, houve tendência (p = 0,060) de maior escore de dor/desconforto avaliado por meio do EOSQ-24 e referido pelo cuidador. Nível de Evidência III, Estudo Retrospectivo Comparativo.

Descritores:
Escoliose; Coluna Vertebral; Qualidade de Vida; Comportamento; Questionário de Saúde do Paciente

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br