Open-access ESTUDO ANATOMOTOPOGRÁFICO DA ANASTOMOSE DE MARTIN-GRUBER

RESUMO

Objetivo:  Criar, através de dissecações anatômicas, um mapa do local da ocorrência da anastomose de Martin-Gruber (AMG) em antebraços de cadáveres.

Métodos:  Cem antebraços de 50 cadáveres adultos foram utilizados neste estudo. A dissecação foi realizada por uma incisão mediana no antebraço e no terço distal do braço. Linhas entre os epicôndilos umerais (interepicondilar) e entre os processos estiloides do rádio e ulna (interestiloidea) foram usadas como pontos de referência para a localização das anastomoses e os antebraços foram divididos em terços proximal, médio e distal.

Resultados:  A AMG esteve presente em 27 antebraços (27%). Em quatro membros (14,8%) os fascículos nervosos se originaram do nervo mediano, proximalmente à linha interepicondilar. Em dois membros (7,4%) a origem deu-se no nível da linha interepicondilar e, em 21 destes (77,7%), foram encontrados distais à esta linha. Em 17 membros (62,9%) a anastomose aconteceu no terço proximal do antebraço, em oito membros (29,6%), a anastomose ocorreu no terço médio do antebraço e, em dois membros (7,4%), a anastomose com o nervo ulnar deu-se no terço distal do antebraço.

Conclusão:  Apesar da grande variação de sua localização, a maioria das anastomoses foi encontrada distalmente à linha interepicondilar, especialmente no terço proximal do antebraço. Nível de Evidência IV; Série de Casos.

Descritores:
Sistema Nervoso Periférico; Dissecação; Procedimentos Operatórios

location_on
ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro