RESUMO
Objetivo: O objetivo deste estudo é avaliar por ressonância magnética (RM) o reparo capsulolabral de atletas com instabilidade glenoumeral anterior traumática e correlacionar com dados clínicos e epidemiológicos.
Método: Foi realizado um estudo clínico prospectivo terapêutico com 36 pacientes atletas submetidos ao tratamento cirúrgico. Foi realizado RM no pré-operatório e no terceiro mês de pós-operatório. Foram avaliadas morfologia, altura, angulação, integridade e densidade do tecido capsulolabral reparado. Modelos de regressão linear e logística foram aplicados.
Resultados: Um total de 36 atletas foram avaliados (idade média de 29,64 ± 9,08 anos). Para todas as variáveis numéricas (morfologia, integridade, ângulos e alturas) as diferenças foram estatisticamente significantes, exceto para o ângulo coronal e homogeneidade. Maior tempo para a cirurgia ou múltiplas luxações reduziram a melhora na morfologia. Não houveram novos episódios de luxação. Na avaliação radiológica de 3 meses, a integridade do lábio se fez presente em 97% dos pacientes, no entanto todos os pacientes ainda apresentavam o lábio heterogêneo.
Conclusão: Há diferenças estatisticamente significante entre a morfologia, altura e angulação do lábio entre o pré e pós operatório dos pacientes operados com instabilidade glenoumeral. Apesar da RM de 3 meses mostrar integridade do lábio em quase todos os atletas, esse tecido ainda apresentou densidade alterada mesmo com resultados clínicos satisfatórios. Nível de Evidência lll; Estudo Prospectivo.
Descritores:
Articulação do Ombro; Imagem por Ressonância Magnética; Luxação de Ombro
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail









