Acessibilidade / Reportar erro

FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL COM PLACA BLOQUEADA: RESULTADOS FUNCIONAIS E RADIOGRÁFICOS

RESUMO

Objetivo:

Correlacionar os resultados funcionais e os índices radiográficos das fraturas do úmero proximal tratadas com placa bloqueada.

Métodos:

Examinou-se 70 pacientes com fraturas do úmero proximal tratados com placa bloqueada, com seguimento médio de 30 meses. Esses pacientes foram submetidos à análise do escore da Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA) no ombro operado, avaliação do arco de movimento e a exames radiográficos de ambos os ombros. Estabeleceu-se, então, a correlação gráfica entre as medidas radiográficas e os resultados funcionais.

Resultados:

Obtivemos 78% de bons e excelentes resultados conforme o escore da UCLA, com médias de: 130° de elevação; 45° de rotação lateral; e polegar-T10 de rotação medial. O tipo de fratura segundo a classificação de Neer e a idade teve significativa correlação com o arco de movimento. Encontrou-se associação entre menor média de elevação e escore UCLA quando a variação do ângulo cervicodiafisário na incidência anteroposterior foi maior que 15° em varo (p<0,001).

Conclusão:

A variação da medida do ângulo cervicodiafisário na incidência anteroposterior mostrou significativa correlação com o arco de movimento, podendo ser um dos preditores dos resultados funcionais nas fraturas do úmero proximal tratadas com placa bloqueada. Nível de Evidência III, Estudo Retrospectivo.

Descritores:
Fraturas do úmero/cirurgia; Fixação interna de fraturas; Fraturas do úmero/avaliação radiográfica

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br