Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR EM MODELO SUÍNO

RESUMO

Introdução:

O joelho tem demonstrado um aumento significativo de frequência de lesão devido à prática esportiva. Esse aumento e a melhoria das técnicas cirúrgicas de reconstrução ligamentar têm levado a maior indicação desse tratamento com o objetivo de se atingir uma função próxima do normal.

Objetivo:

Realizar uma análise preliminar do comportamento ligamentar.

Métodos:

O estudo consistiu na validação de um modelo anatômico do porco, em que cinco modelos foram submetidos a ensaios mecânicos. Foram coletados os dados das cargas do modelo in situ e das deformações do ligamento cruzado posterior.

Resultados:

Na análise da carga trativa, foi observado que em um primeiro momento existe um aumento não linear das tensões. Em sequência, há uma resposta intermediária relativamente linear do joelho suíno até a falha em torno de 1.200 N. A deformação versus tempo mostrou uma resposta do ligamento cruzado posterior, que também possui uma resposta relativamente linear.

Conclusão:

Observou-se um comportamento linear na faixa de 1.000 até 5.000 microstrains na deformação do ligamento cruzado posterior. Sugerem-se novos estudos para a compreensão dos ligamentos do joelho quanto ao comportamento deles na sua função. Nível de Evidência IV, Estudo Mecânico.

Descritores:
Ligamentos; Resistência à Tração; Estresse Mecânico

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br