Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DA TERAPIA HIPERBÁRICA DE OXIGÊNIO NA REGENERAÇÃO NERVOSA EM RATOS

RESUMO

Objetivo:

Avaliar as alterações histológicas nos nervos periféricos após neurorrafia do nervo ciático de ratos, de acordo com o tempo de exposição ao tratamento com câmara hiperbárica de oxigênio.

Métodos:

Vinte e cinco ratos da raça Wistar foram divididos em cinco grupos conforme o tempo de exposição ao tratamento com câmara hiperbárica de oxigênio. O grupo 1 não recebeu o tratamento; o grupo 2 recebeu uma semana de terapia; o grupo 3, duas semanas; o grupo 4, três semanas; e o grupo 5, quatro semanas. Após quatro semanas de pós-operatório, os animais foram submetidos à eutanásia e uma amostra do nervo ciático foi enviada para análise histológica. Foram feitas contagens do número de axônios proximalmente e distalmente à neurorrafia, com medição do índice de regeneração axonal.

Resultados:

Observamos que o aumento do número de axônios distais à neurorrafia foi diretamente proporcional ao tempo de exposição à câmara hiperbárica de oxigênio, sendo mais expressivo a partir da terceira semana de tratamento. Entretanto, a análise estatística não encontrou diferença significativa entre os grupos.

Conclusão:

A análise descritiva sugere benefício do uso da câmara hiperbárica de oxigênio. Porém, devido à amostra reduzida, o estudo não apresentou resultados estatisticamente relevantes, sendo necessária a realização de estudos subsequentes com amostragem mais significativa. Nível de Evidência II, Estudo Prospectivo Comparativo.

Descritores:
Nervos Periféricos; Oxigenação Hiperbárica; Regeneração Nervosa; Ratos

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br