RESUMO
No cenário atual de ensino médico existe uma tendência crescente do uso de modelos e simuladores para o treino de habilidades operacionais, principalmente na prática de técnicas ortopédicas básicas, que permite aos acadêmicos maximizarem as oportunidades de aprendizado e contribui para melhorar a qualidade de atendimento dos futuros pacientes atendidos. A simulação realística, no entanto, tem como grande limitação os altos custos.
Objetivo:
Desenvolver um simulador ortopédico de baixo custo para a prática de habilidades de redução incruenta do antebraço pediátrico no cenário pré-clínico.
Métodos:
Desenvolveu-se um modelo de braço e antebraço com fratura no terço médio, que foi avaliado por médicos ortopedistas, residentes e acadêmicos de medicina quanto à capacidade do simulador de reproduzir a redução da fratura.
Resultados:
O simulador desenvolvido teve custo significativamente inferior aos existentes na literatura. Os participantes concordaram que o modelo teve um bom desempenho e que a manipulação foi condizente com a realidade de redução de fratura incruenta do antebraço pediátrico.
Conclusão:
Os resultados levam a crer que esse modelo pode ser usado para ensinar a redução incruenta de fratura no terço médio do antebraço para residentes de ortopedia e acadêmicos de medicina. Nível de Evidência III, Estudo de Caso-Controle.
Descritores:
Treinamento por Simulação; Traumatismos do Antebraço; Redução Fechada; Educação Médica