Acessibilidade / Reportar erro

ARTROPLASTIA TOTAL DE QUADRIL NO SISTEMA PÚBLICO DE SÃO PAULO: COMPARANDO OS TIPOS DE FIXAÇÃO

RESUMO

No Brasil, não há registros da prevalência do tipo de fixação da artroplastia total de quadril (ATQ).

Objetivo:

(i) Descrever perfil demográfico de pacientes submetidos à ATQ no Sistema Único de Saúde de São Paulo durante os últimos doze anos; e (ii) comparar as técnicas de fixação de ATQ quanto aos custos, tempo de internação (TI) e taxa de óbito.

Métodos:

Estudo ecológico, com dados disponíveis na TabNet do DATASUS. Dados públicos de procedimentos de ATQ eletivos realizados em São Paulo de 2008 a 2019 foram extraídos. Foram analisados: sexo, idade, região municipal, método de fixação em ATQ, número de cirurgias, custo, tempo de internação e óbitos.

Resultados:

Foram analisadas 7.673 ATQs, sendo 6.220 (81%) não-cimentada/híbridas e 1.453 (19%) cimentadas. A fixação não-cimentada/híbrida teve custo maior em US$ 495,27 do que a cimentada (p < 0,001). Entretanto, TI foi 0,87 dia mais longo na fixação cimentada. Não houve diferença significativa nas taxas de óbito entre os métodos de fixação.

Conclusão:

A fixação não-cimentada/híbrida na ATQ é prevalente em São Paulo, e apresentou maior custo total, porém menor tempo de internação do que a fixação cimentada. Não houve diferença entre o método de fixação em ATQ e a taxa de óbito. Nível de Evidência IV, Série de Casos.

Descritores:
Quadril; Artroplastia de Quadril; Saúde Pública; Retenção da Prótese

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br