Open-access AVALIAÇÃO ULTRASSONOGRÁFICA DA CONSOLIDAÇÃO ÓSSEA NAS FRATURAS DOS METACARPAIS E DAS FALANGES

RESUMO

Objetivo:  Esse trabalho teve como objetivo avaliar o uso da ultrassonografia (USG), comparativamente à radiografia, na identificação do calo ósseo e consolidação de fraturas da mão (ossos metacarpais e falanges).

Método:  Estudo observacional prospectivo dos pacientes com fratura dos metacarpais e falanges que foram acompanhados no ambulatório de cirurgia da mão e microcirurgia de um hospital filantrópico de São Paulo, no período entre julho de 2023 e abril de 2024, que foram tratados de forma clínica ou cirúrgica com fixação com fios de Kirschner. A formação do calo ósseo foi analisada através de exames de USG e radiografias seriadas semanalmente. O término do acompanhamento foi definido a partir da evidência de consolidação da fratura por ambos os exames.

Resultados:  Houve diferença entre o tempo médio do surgimento do calo ultrassonográfico em relação ao tempo médio de surgimento do calo radiográfico em todas as variáveis analisadas.

Conclusão:  O calo ultrassonográfico precedeu o calo radiográfico em aproximadamente 18,2 dias em todas as variáveis estudadas, elencando, dessa forma, a USG como uma ferramenta alternativa e útil para o diagnóstico precoce da consolidação óssea das fraturas das falanges e metacarpais. Nível de evidência II; Estudo Prospectivo Observacional.

Descritores:
Ultrassonografia; Consolidação da Fratura; Fratura; Metacarpais; Falanges dos Dedos da Mão

location_on
ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro