Open-access INFECÇÃO PÓS-OSTEOSSÍNTESE: AVALIAÇÃO DE COORTE HISTÓRICA E DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLO ASSISTENCIAL

RESUMO

Objetivo:  Avaliar pacientes com infecção pós osteossíntese (IPO) no esqueleto apendicular, em um hospital terciário, e desenvolver um protocolo assistencial para manejo dos casos, baseado nos dados da coorte e na concordância entre médicos assistentes.

Método:  estudo primário, observacional, retrospectivo e comparativo, avaliando casos de IPO de 2014 a 2019, atendidos pelo serviço. Os desfechos analisados foram tempo de internação, local da fratura, agente etiológico, antibioticoterapia, número de cirurgias e desfecho clínico após um ano (cura ou falha, estes considerados recorrência, amputação ou óbito. Baseado nestes dados foi proposto aos ortopedistas da instituição um protocolo de diagnóstico e terapêutica de IPO, com respostas avaliadas quanto ao coeficiente de validade de conteúdo, para graduação da concordância ao protocolo.

Resultados:  amostra de 27 participantes, maioria do sexo masculino, com infecção nos membros inferiores (77,8%), submetidos em média a duas cirurgias. O tempo médio de internação foi 48 dias. A mediana do tempo antibioticoterapia foi de 34 dias. Pacientes com critérios de cura utilizaram maior quantidade de antibióticos se comparado aos demais casos (p<0,05). As respostas dos ortopedistas para o protocolo de manejo destes casos obtiveram concordância de 0,91.

Conclusão:  O perfil dos enfermos e da terapêutica à IPO foi semelhante à literatura e respaldou o desenvolvimento do protocolo assistencial, com alta concordância entre os desenvolvedores. Nível de Evidência III; Estudo observacional, Retrospectivo e Comparativo.

Descritores:
Trauma; Fixação de Fratura; Osteossíntese; Infecção; Infecção de Ferida Operatória

location_on
ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro