RESUMO
Objetivo: Descrever as características clinicas e imaginológicas do condroblastoma e identificar possíveis fatores relacionados a complicações articulares.
Método: Estudo de coorte retrospectiva realizado utilizando-se dados de prontuários de 23 pacientes com diagnóstico de condroblastoma, submetidos a análise estatística.
Resultado: Foram incluídos 19 pacientes, 12 (63,2%) do gênero masculino, idade média 13,6±3,5. A relação com a dimensão local foi de 57,9%, maior na apófise do grande trocanter com 95,2% (p<0,001). Do ponto de vista imaginológico, tiveram status fisário aberto 15,8%; 55,6% não violavam a linha fisária; rotura cortical em 42,1%, cisto ósseo aneurismático secundário em 21,1%, cartilagem violada em 26,7% e todos casos apresentaram edema medular. 15,8% dos casos apresentaram recidiva local e nenhuma metástase. 46,7% dos pacientes tiveram artrose secundaria relevante, com relação com a gravidade do tumor pela classificação de Enneking (p= 0,041).
Conclusão: O desfecho clínico do condroblastoma não apresentou relação com idade, sexo, localização, status fisário, presença de calcificações ou cisto ósseo aneurismático secundário. A evolução para artrose secundaria foi a complicação não oncológica mais frequente, e mostrou relação direta com a gravidade do condroblastoma. Nível de Evidência IV, Série de Casos.
Descritores:
Condroblastoma; Neoplasias Ósseas; Fatores de risco; Artrose; Recidiva
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Source: Prepared by the authors.
Source: Prepared by the authors.

Source: prepared by the authors.

