Acessibilidade / Reportar erro

Promoção da saúde mental das crianças: contributos dos enfermeiros

Promoción de la salud mental de los niños: contribución de los enfermeros

Resumo

Objetivo

Descrever as intervenções de enfermagem para a promoção da saúde mental das crianças.

Métodos

Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados PubMed, B-On e CINAHL utilizando os descritores “promoção da saúde”, “saúde mental”, “criança”, “enfermagem” ou “papel do enfermeiro” ou “enfermagem pediátrica” ou “enfermagem de atenção primária”, com a combinação dos operadores booleanos “AND” e “OR”. Foram elegíveis artigos completos dos últimos 10 anos, nos idiomas português e inglês, coadunando aos critérios de inclusão e exclusão. Realizou-se análise qualitativa com a construção de três categorias.

Resultados

Incluíram-se quinze artigos que descreviam as intervenções de enfermagem com as crianças e adolescentes na escola, junto da família e com a comunidade, sendo que a maioria abordava as intervenções na escola com ênfase para a promoção da resiliência e comportamentos saudáveis.

Conclusão

Os estudos analisados evidenciam a importância dos enfermeiros na promoção da saúde mental das crianças em programas de educação em saúde mental, sensibilização e apoio às necessidades psicoafectivas, biológicas e sociais. Apresenta-se um leque de intervenções a serem organizadas e desenvolvidas pelos enfermeiros que trabalham na escola, com as famílias e em interligação com a comunidade.

Promoção da saúde; Saúde mental; Criança; Enfermagem pediátrica; Atenção primária à saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br