Acessibilidade / Reportar erro

Trauma em idosos socorridos pelo serviço de atendimento móvel de urgência

Lesiones en adultos mayores socorridos por el servicio de atención móvil de urgencia

Resumo

Objetivo:

Descrever as ocorrências e os mecanismos de trauma em idosos socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Métodos:

Estudo transversal, realizado com registros de atendimento de trauma em idosos, em cidade de porte médio, com população estimada de 600 mil habitantes. Foram analisadas as variáveis: faixa etária, sexo, ano, mecanismo de trauma, região geográfica do atendimento e óbito. Os dados foram analisados por meio de frequências absolutas e relativas e, quando apropriado, por médias e desvio padrão. As diferenças estatísticas foram avaliadas pelo teste qui-quadrado, para variáveis categóricas, e ANOVA, para contínuas.

Resultados:

A maioria dos envolvidos era do sexo feminino, com destaque para eventos de quedas. Os idosos com faixa etária entre 60 e 69 anos foram mais expostos à violência no trânsito e à violência interpessoal; já os idosos entre 70 e 89 anos, a quedas. A forma mais comum de trauma foi queda de altura (17,5%), da própria altura (62,3%), seguida da violência no trânsito e acidentes (12,7%). A região da cidade com maiores registros de atendimento por quedas, violência interpessoal e no trânsito foi a área central. O óbito foi o desfecho mais frequente entre homens (p<0,001) e entre pessoas que sofreram quedas (p=0,024).

Conclusão:

Os resultados podem contribuir para a compreensão dos mecanismos de trauma no idoso e o direcionamento de políticas de saúde no âmbito da promoção, da prevenção e da recuperação da saúde.

Descritores
Enfermagem geriátrica; Idoso; Serviços médicos de emergência; Ferimentos e lesões

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br