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Educação permanente para qualidade e segurança do paciente em hospital acreditado

Educación permanente para calidad y seguridad del paciente en hospital acreditado

Resumo

Objetivo

Compreender os desafios enfrentados pela educação permanente para o alcance da melhoria da qualidade e da segurança do paciente em um hospital público submetido à acreditação hospitalar.

Métodos

Estudo descritivo, transversal e com abordagem qualitativa. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 22 profissionais, durando, em média, 22 minutos, as quais posteriormente foram analisadas e interpretadas por meio da análise de conteúdo temática de Bardin. Adotaram-se os softwares Iramuteq para a análise de corpus textual, e o BioEstat 5.3, para análise do perfil dos participantes. A coleta de dados ocorreu em junho de 2022, após aprovação nos Comitês de Ética em Pesquisa.

Resultados

Aplicou-se a análise de classificação hierárquica descendente, gerada pelo Iramuteq. Obtiveram-se três categorias: Desafios da Educação Permanente mediante o Processo de Melhoria Contínua; Educação Permanente para a Promoção da Qualidade e da Segurança do Paciente no Contexto da Acreditação Hospitalar; e Estratégias Educativas para a Melhoria da Qualidade e da Segurança do Paciente.

Conclusão

Identificaram-se desafios inerentes às ações de educação permanente em saúde, tais como resistência à mudança de cultura, adesão às atividades, alta rotatividade de profissionais e dificuldade para liberação da equipe de enfermagem para participar das atividades relacionadas à demanda de trabalho.

Educação continuada em enfermagem; Acreditação hospitalar; Segurança do paciente; Melhoria de qualidade; Equipe de enfermagem; Desenvolvimento de pessoal

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