Objetivo
Analisar a utilização de resultados da pesquisa de satisfação dos usuários pelas chefias de Enfermagem das unidades de internação.
Métodos
Pesquisa exploratória, descritiva, realizada em hospital universitário. O instrumento de pesquisa foi um formulário aplicado por entrevista com 14 enfermeiras. Os depoimentos transcritos foram submetidos à análise de conteúdo.
Resultados
Emergiram quatro categorias: a comunicação como forma de transmissão das informações para a equipe de Enfermagem; a contribuição da pesquisa de satisfação do usuário para o atendimento em saúde; mudanças implementadas nas unidades a partir dos resultados da pesquisa; e a influência da pesquisa de satisfação na avaliação de desempenho da equipe de Enfermagem.
Conclusão
As informações obtidas pela pesquisa de satisfação fornecem um panorama da performance do serviço e podem auxiliar gestores na tomada de decisões. Servem ainda como fonte de informação para a avaliação do desempenho individual dos funcionários e indicadores de qualidade da assistência.
Satisfação do paciente; Avaliação em saúde; Pesquisa em enfermagem; Serviço hospitalar de enfermagem; Avaliação em enfermagem