Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de avaliação da visita domiciliar: uma revisão de escopo

Estrategias de evaluación de visitas domiciliarias: una revisión del alcance

Resumo

Objetivo

Explorar a literatura relacionada às estratégias de avaliação da visita domiciliar nos programas de visitação para a primeira infância.

Métodos

Revisão de escopo baseada na metodologia proposta pelo Instituto Joanna Briggs. Foram analisadas as seguintes bases: PubMed, Web of Science, Scopus, CINAHL, Embase, Biblioteca Virtual da Saúde e acrescentados estudos de outras fontes. Após revisão por dois revisores independente quanto aos critérios de inclusão, foram selecionados 19 estudos para compor a amostra.

Resultados

Os programas de visita domiciliar para a primeira infância utilizam a análise dos cadernos de anotação do visitador, a entrevista com participantes e a aplicação de instrumentos de medida como estratégias para avaliar a visita.

Conclusão

A revisão trouxe uma gama de abordagens que podem ser adotadas segundo o objetivo de cada programa e a disponibilidade de recursos. Carecem de estratégias efetividade comprovadas, além de instrumentos e métodos validados.

Visita domiciliar; Avaliação de programas e projetos de saúde; Desenvolvimento infantil; Atenção primária à saúde; Assistência integral à saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br