Acessibilidade / Reportar erro

Adaptação e validação de Índice de Qualidade de Vida para gestantes brasileiras

Adaptation and validity of the Quality of Life Index for Brazilian pregnant women

Adaptación y validación del Índice de Calidad de Vida para mujeres embarazadas brasileñas

Resumo

Objetivo

Adaptar e validar o Índice de Qualidade de Vida de Ferrans & Powers para gestantes brasileiras.

Métodos

Estudo metodológico. A versão brasileira Índice de Qualidade de Vida de Ferrans & Powers para gestantes tem 36 itens e quatro domínios. A validação de conteúdo foi realizada por comitê de juízes. Na etapa de validação foi testada a consistência interna, a validade de constructo convergente e discriminante e a dimensionalidade. Nível de significância 5%.

Resultados

Cinco juízes participaram do comitê. O índice de validade de conteúdo foi de 0,94 e a maioria dos itens apresentou coeficiente de validade de conteúdo por item acima de 0,80. Participaram da etapa de validação 280 gestantes.O alfa de Cronbach foi de 0,94 para o escore total com variação de 0,78 a 0,89 entre os domínios A correlação de Pearson entre o Índice de Qualidade de Vida de Ferrans e o WHOQOL-Bref foi positiva e forte (0,79; p<0,001). A validade de constructo discriminante não revelou diferenças estatisticamente significante. A análise fatorial confirmatória revelou que o modelo de quatro domínios se ajusta ao modelo.

Conclusão

A versão adaptada do Índice de Qualidade de Vida de Ferrans mostrou-se confiável e válida para aplicação em gestantes, mostrando-se uma ferramenta promissora para profissionais de saúde e pesquisadores na identificação da Qualidade de vida de gestantes.

Qualidade de vida; Gravidez; Estudos de validação; Inquéritos e questionários

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br