Acessibilidade / Reportar erro

Dependência de cuidados pré-operatórios e qualidade de recuperação pós-operatória de pacientes cirúrgicos

Dependencia de cuidados preoperatorios y calidad de recuperación posoperatoria de pacientes quirúrgicos

Resumo

Objetivo

O objetivo do estudo foi determinar a relação entre a dependência de cuidados pré-operatórios e a qualidade de recuperação no pós-operatório de pacientes submetidos à cirurgia.

Métodos

A amostra do estudo descritivo, transversal e correlacional foi composta por 215 pacientes. Um formulário de informações do paciente, a Care Dependency Scale e o questionário Quality of Recovery-40 item foram aplicados aos pacientes usando a técnica de entrevista face a face para a coleta de dados entre junho e dezembro de 2018. A ferramenta Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology foi utilizada neste estudo.

Resultados

Houve uma diferença estatisticamente significativa entre as pontuações médias da Care Dependency Scale e do Quality of Recovery-40 item Scale dos pacientes e seus domínios conforto físico, independência física e dor em termos de faixas etárias e sexo (p<0,05). Foi encontrada uma correlação positiva e moderada entre a dependência de cuidados dos pacientes e a independência física.

Conclusão

Quando o nível de dependência de cuidados diminuiu, os pacientes precisaram de menos assistência durante a recuperação no período pós-operatório, pois conseguiram realizar suas atividades diárias de forma independente.

Cuidados pre-operatórios; Cuidados pós-operatórios; Dependência psicológica; Planejamento de assistência ao paciente; Atividades cotidianas

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br