Acessibilidade / Reportar erro

Crianças e adolescentes usuários de substâncias no serviço de emergência psiquiátrica

Objetivo

Descrever as características de crianças e adolescentes que utilizaram o serviço de emergência psiquiátrica devido aos transtornos pelo uso de substâncias analisando a freqüência e desfechos dos atendimentos.

Métodos

Estudo transversal realizado em serviço de emergência psiquiátrica sendo considerado o atendimento aos menores de 18 anos correspondentes ao uso de substâncias.

Resultados

Foram realizados 4.198 atendimentos de emergência psiquiátrica para crianças e adolescentes. Destes, 1.007 eram por problemas relacionados ao uso substâncias, com idade prevalente de 12 aos 17 anos, com predomínio da cor branca, cursando ensino fundamental, religião católica e policonsumo. A maioria foi internada ou recebeu alta.

Conclusão

Foi possível caracterizar os atendimentos de emergência psiquiátrica, destacando a idade precoce, o policonsumo e a não continuidade de tratamento como aspectos críticos.

Serviços de emergência psiquiátrica; Drogas ilícitas; Adolescente; Criança


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br