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Ensino médio profissionalizante: caracterização da produção científica na área da pós-graduação

OBJETIVO: Este estudo objetivou identificar e caracterizar a produção científica gerada pelos programas de pós-graduação stricto senso no Brasil, no período de 1994 a 2011. MÉTODOS: Estudo descritivo, de caráter exploratório e natureza quantiqualitativa, analisou os processos quantitativos da produção, da disseminação e uso da informação, identificando comportamentos da literatura e sua evolução e época determinados e da análise de conteúdo proposta por Bardin, como técnica de análise sistemática e objetiva de descrição dos conteúdos das mensagens para caracterizar a produção científica. RESULTADOS: Identificaram-se 74 estudos, sendo 85,14% (63) dissertações acadêmicas, 8,1% (6) dissertações profissionalizantes e 6,76% (5) teses. A produção mais significativa ocorreu nos anos de 2005 e 2009, com 10,80% (8) e 12,15% (9). Evidenciou-se predomínio de produções nas Regiões Sul e Sudeste e ausência na Região Norte. Os estudos resultaram em 78,38% (58) processos ensino-aprendizagem, 12,16% (9) diretrizes curriculares e 9,46% (7) aspectos administrativo-gerenciais das escolas. CONCLUSÃO: A produção científica no período foi identificada e a maioria das teses foi caracterizada como processos de ensino-aprendizagem.

Educação profissionalizante; Educação de pós-graduação em enfermagem; Educação técnica de enfermagem; Pesquisa em educação de enfermagem; Educação em enfermagem


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