Significado da massagem com aromaterapia em saúde mental

Thiago da Silva Domingos Eliana Mara Braga Sobre os autores

Objetivo

Compreender o significado da intervenção de massagem com aromaterapia em saúde mental para o usuário durante a internação psiquiátrica.

Métodos

Pesquisa qualitativa que incluiu 22 participantes com diagnóstico de Transtornos de Personalidade internados em unidade psiquiátrica de um hospital geral. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com uma questão norteadora aos participantes, os quais se submeteram a intervenções de massagem com aromaterapia. O conteúdo das entrevistas foi avaliado segundo a Análise de Conteúdo.

Resultados

Entre os sujeitos de pesquisa, houve predominância do sexo feminino e do diagnóstico de Transtornos de Personalidade Emocionalmente Instável. Dos dados qualitativos, emergiram duas categorias: “identificando os benefícios da aromaterapia” e “possibilitando o autoconhecimento”.

Conclusão

O significado da intervenção de massagem com aromaterapia foi representado por melhorias no cuidado de enfermagem e no tratamento durante a internação psiquiátrica, ao auxiliar na diminuição dos sintomas ansiosos e no enfrentamento do transtorno mental.

Pesquisa em Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem prática; Saúde mental; Aromaterapia; Massagem


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br