Acessibilidade / Reportar erro

Repercussões da pandemia da COVID-19 em mães-crianças com síndrome congênita do Zika

Repercusiones de la pandemia de COVID-19 en madres-niños con síndrome congénito del Zika

Resumo

Objetivo:

Analisar as repercussões da pandemia da COVID-19 em mães-crianças com síndrome congênita do vírus Zika.

Métodos:

Estudo misto sequencial exploratório (QUAL->QUAN), realizado com 44 mães de crianças com SCZ respondentes de questionário online aplicado entre abril e maio de 2020. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo temática e os quantitativos à estatística descritiva, com aplicação do teste t de Student emparelhado. A integração dos dados foi realizada de acordo com a técnica joint display .

Resultados:

O distanciamento físico reconfigura a rotina da mãe-criança, limita a desenvolver atividades no ambiente doméstico, altera hábitos, aumenta a sobrecarga da cuidadora (p<0,05), implica em alteração do padrão do sono e gera sinais de estresse e ansiedade. As mães se preocupam com a diminuição da renda familiar e se esforçam para realizar exercícios de estimulação e atividades escolares no ambiente doméstico após a interrupção dos cuidados profissionais de reabilitação e o fechamento das escolas.

Conclusão:

A pandemia da COVID-19 repercutiu no incremento de novas tarefas de cuidado com a criança e ambiente doméstico, bem como elevou os níveis de sobrecarga de cuidado das mães, o que pode resultar em alterações importantes na saúde física e mental delas.

Descritores
COVID-19; Crianças com deficiência; Cuidado da criança; Infecções por coronavirus; Pandemias; Relações mãe-filho; Zika vírus

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br