Acessibilidade / Reportar erro

Significados da dinâmica familiar por homens que reproduziram a violência doméstica

Significado de la dinámica familiar por hombres que reprodujeron la violencia doméstica

Resumo

Objetivo:

Analisar os significados atribuídos à dinâmica familiar por homens que reproduziram a violência doméstica vivenciada na infância.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa guiada à luz do Interacionismo Simbólico. Procurou-se conhecer a história oral de homens em processo jurídico junto à 2ᵃ Vara de Justiça pela Paz em Casa, situada no município de Salvador, Bahia, Brasil. Para tanto, utilizou-se entrevistas, as quais foram transcritas, textualizadas e transcriadas. A organização dos dados se deu com base na Análise de Conteúdo Temática.

Resultados:

As narrativas revelam que a interpretação das experiências de agressões físicas, psicológicas, negligência e testemunho da violência conjugal entre os pais na infância direcionou a construção dos significados de que a dinâmica familiar deve ser pautada no controle e dominação masculina sobre a esposa e filhos, princípios que nortearam os relacionamentos familiares na fase adulta.

Conclusão:

As histórias remetem para o significado de que a dinâmica familiar deve ser delineada com base na divisão sexual dos papéis, sendo o homem considerado o provedor e autoridade máxima da casa e a mulher responsável pelo cuidado dos filhos. Nota-se ainda a simbologia de que a interação entre pai e filhos deve ser estabelecida de maneira rude e severa. Estes significados predispõem à reprodução da violência durante a vida adulta, o que demonstra a importância de ações que viabilizem a ressignificação das interações familiares violentas, preferencialmente ainda na fase da infância.

Descritores
Violência doméstica; Criança; Homens; Interacionismo simbólico; Relações familiares

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br