Open-access Estimativa da taxa de filtração glomerular em pessoas vivendo com HIV

Estimación de la tasa de filtración glomerular en personas que viven con el VIH

Resumo

Objetivo  Avaliar os fatores associados à estimativa da Taxa de Filtração Glomerular (eTFG) em pessoas vivendo com HIV.

Métodos  Estudo transversal e analítico, com avaliação de 340 pessoas em atendimento ambulatorial no município de Ribeirão Preto-SP. Calculou-se a eTFG através da fórmula Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration (CKD-EPI). Foi realizado análise univariada com os testes Qui-quadrado e Exato de Fisher, com p<0,05.

Resultados  Identificou que 114 (34,1%) dos participantes apresentaram alterações na Filtração Glomerular, dos quais (90) 27,5% foram classificadas em estágio 2, 15 (4,5%) em estágio 3A e 07 (2,1%) em estágio 3B.

Conclusão  O estudo evidenciou que as variáveis sexo, idade, hipertensão, diabetes, IMC e tempo de diagnóstico apresentaram associação com a Taxa de Filtração Glomerular. Ressalta-se a importância do acompanhamento integral de PVHIV para a tomada de decisões de modo a prevenir a ocorrência de disfunções renais.

HIV; Insuficiência renal crônica; Taxa de filtração glomerular; Enfermagem; Doença crônica

location_on
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro