Resumo
Objetivo:
Construir e validar instrumentos para avaliação do conhecimento de adolescentes sobre hanseníase e caracterização dos sujeitos.
Métodos:
Pesquisa metodológica, desenvolvida em três etapas, a saber: construção dos instrumentos; validação de face e conteúdo com sete juízes; e validação semântica com 20 adolescentes, de 10 a 14 anos.
Resultados:
Houve concordância superior a 80% entre os juízes quanto a todos os domínios, itens e componentes avaliados. A concordância geral entre os juízes para o instrumento de avaliação do conhecimento de adolescentes sobre hanseníase, com 14 itens, foi de 89% e do instrumento para caracterização dos participantes, com 17 itens, foi de 93%. Na validação semântica, os instrumentos foram considerados com boa compreensão, e não houve dificuldades para seu preenchimento. Entre os adolescentes, 10% afirmaram ter ou ter tido casos de hanseníase na família. A maioria dos adolescentes (55%) nunca tinha ouvido falar ou tinha recebido informações sobre hanseníase, assim como a maioria (60%) afirmou não saber o que era a hanseníase.
Conclusão:
Os instrumentos construídos para avaliar o conhecimento de adolescentes sobre hanseníase e caracterizar a população estudada foram considerados válidos quanto à face, ao conteúdo e à semântica. Ambos os instrumentos apresentaram aparência, compreensão e relevância consideradas muito boas ou excelentes, podendo ser aplicados ao público de estudo.
Descritores
Estudos de validação; Pesquisa metodológica em enfermagem; Conhecimento; Hanseníase; Adolescentes