| Gestão com foco na melhoria do cuidado |
Sang J. Communication channels as implementation determinants of performance management framework in Kenya. J Educ Pract. 2016;7(17):28–37.(11) |
África, 2016 |
Modelo de gestão focado na comunicação de processos |
Melhoria da avaliação de desempenho |
ERIC/ Nível 6/ B2 |
| Reed GW, Hantz S, Cunningham R, Krishnaswamy A, Ellis SG, Khot U, Rak J, Kapadia SR. Operational Efficiency and productivity improvement initiatives in a large cardiac catheterization laboratory. JACC Cardiovasc Interv. 2018;11(4):329-38.(12) |
Estados Unidos da América, 2017 |
Modelo de gestão baseado em sistemas de análise |
Melhoria da satisfação do cliente |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B2 |
| Richards MR, Lasater K, McHugh M. A Race to the top? Competitive pressure and magnet adoption among US hospitals 1997-2012. Med Care. 2017;55(4):384–90.(13) |
Estados Unidos da América, 2017 |
Modelo de Gestão baseado no Magnet Recognition |
Melhoria da satisfação do cliente |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B2 |
| Sze RW, Vera CD, Hogan L, Iyer RS. If Disney ran your pediatric radiology department: a different approach to improving the patient and family experience. Pediatr Radiol. 2019;49(4):493–9.(3) |
Estados Unidos da América, 2019 |
Modelo de gestão centrado na experiência do cliente |
Melhoria da satisfação do cliente |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B1 |
| Mendes RM, Nunes ML, Pinho JA, Gonçalves RB. Organization of rehabilitation care in Portuguese intensive care units. Rev Bras Ter Intensiva. 2018;30(1):57–63.(14) |
Portugal, 2018 |
Modelo de gestão centrado na experiência do cliente |
Melhoria da satisfação do cliente |
BVS/ Nível 4/ B1 |
| Fiorio CV, Gorli M, Verzillo S. Avaliando a mudança organizacional na atenção à saúde: o modelo hospitalar centrado no paciente. BMC Health Serv Res. 2018;18(1):95. (15) |
Itália, 2018 |
Modelo de gestão centrado na experiência do cliente |
Melhoria da satisfação do cliente |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ A2 |
| Gestão com ênfase na eficiência dos serviços |
Morrison J, Palumbo MV, Rambur B. Reducing preventable hospitalizations with two models of transitional care. J Nurs Scholarsh. 2016;48(3):322–9.(16) |
Estados Unidos da América, 2016 |
Modelo de gestão com foco na redução da readmissão hospitalar |
Melhoria dos resultados operacionais |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B1 |
| Thomas D, Borchert M, Brockhaus N, Jäschke L, Schmitz G, Wasem J. [Service productivity in hospital nursing--conceptual framework of a productivity analysis]. Gesundheitswesen. 2015;77(1):e1-7. German.(17) |
Alemanha, 2015 |
Modelo de gestão com foco na análise da produtividade |
Criação de um modelo de produtividade integrada |
PUBMED/ MEDLINE Nível 1/ B2 |
| Dubois CA, D’amour D, Tchouaket E, Clarke S, Rivard M, Blais R. Associations of patient safety outcomes with models of nursing care organization at unit level in hospitals. Int J Qual Health Care. 2013;25(2):110–7.(18) |
Canadá, 2013 |
Modelo de gestão com foco na análise da produtividade |
Melhoria dos resultados operacionais |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B1 |
| Procter S, Wilson PM, Brooks F, Kendall S. Success and failure in integrated models of nursing for long term conditions: multiple case studies of whole systems. Int J Nurs Stud. 2013;50(5):632–43.(19) |
Inglaterra, 2013 |
Modelo de gestão centrado nos cuidados primários |
Melhoria dos resultados operacionais com redução de internações hospitalares |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ A1 |
| Vergílio MS, Toledo VP, Silva EM. Workshops as a democratic proposal in order to change the supervision work in nursing. Rev Bras Enferm. 2018;71(4):2050–4.(20) |
Brasil, 2018 |
Modelo de gestão tradicional pautado nas teorias administrativas. |
Análise da produtividade por meio de controle/ supervisão |
SCIELO Nível 5/ A2 |
| Silva VL, Camelo SH, Soares MI, Resck ZM, Chaves LD, Santos FC, et al. Leadership practices in hospital nursing: a self of manager nurses. Rev Esc Enferm USP. 2017;51(0):e03206.(6) |
Brasil, 2016 |
Modelo de gestão pautado na liderança transformacional |
Melhoria dos resultados com o uso estratégico da liderança |
SCIELO Nível 4/ A2 |
| Gestão voltada aos custos hospitalares |
Zanotto G, D’Onofrio A, Della Bella P, Solimene F, Pisanò EC, Iacopino S, et al. Organizational model and reactions to alerts in remote monitoring of cardiac implantable electronic devices: A survey from the Home Monitoring Expert Alliance project. Clin Cardiol. 2019;42(1):76–83.(21) |
Itália, 2019 |
Modelo de gestão baseado em sistemas de análise |
Melhoria dos resultados operacionais |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B2 |
| O’Leary KJ, Johnson JK, Manojlovich M, Goldstein JD, Lee J, Williams MV. Redesigning systems to improve teamwork and quality for hospitalized patients (RESET): study protocol evaluating the effect of mentored implementation to redesign clinical microsystems. BMC Health Serv Res. 2019;19(1):293.(22) |
USA, 2019 |
Modelo de gestão baseado no Advanced and Integrated MicroSystems (AIMS) |
Melhoria dos resultados operacionais |
PUBMED/ MEDLINE Nível 3/A2 |
| Yi L, Hao A, Hu M, Huang P, Yuan H, Xing M. Construction and application of a refined hospital management chain. Cell Biochem Biophys. 2015;72(1):19–22.(23) |
China, 2014 |
Construção e aplicação de uma Cadeia de Gestão Hospitalar |
Otimizar o processo de fluxo, reduzir o desperdício |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B2 |
| Xiang X, Robinson-Lane SG, Rosenberg W, Alvarez R. Implementing and sustaining evidence-based practice in health care: The Bridge Model experience. J Gerontol Soc Work. 2018;61(3):280–94.(24) |
Estados Unidos da América, 2018 |
Modelo Bridge |
Foco em promover a saúde social baseada no trabalho de intervenção para reduzir readmissões hospitalares |
PUBMED/ MEDLINE Nível 4/ B2 |