Acessibilidade / Reportar erro

Danos à saúde dos trabalhadores de enfermagem de salas de vacinação

Daños a la salud de los trabajadores de enfermería de salas de vacunación

Resumo

Objetivo

Analisar os danos à saúde relacionados ao trabalho de profissionais de enfermagem de salas de vacinação.

Métodos

Estudo transversal analítico realizado em 39 salas de vacinação em Unidade de Atenção Primária à Saúde no Município do Rio de Janeiro. Participaram do estudo 171 trabalhadores de enfermagem que responderam questões para caracterização sociodemográfica e laboral e a Escala de Avaliação de Danos Relacionados ao Trabalho. Processaram-se análises estatísticas descritivas e por meio do teste qui-quadrado associou-se o adoecimento e as variáveis pesquisadas.

Resultados

Os Danos Psicológicos e Sociais receberam avaliação suportável, enquanto os Físicos, avaliação crítica. Os itens dores nas costas e nas pernas receberam as maiores médias e foram considerados graves, sugerindo presença de danos ocupacionais. Evidenciou-se associação significativa entre os Danos Psicológicos e a variável capacitação em serviço. Prevaleceu o adoecimento para os Danos Físicos, seguido por Danos Psicológicos.

Conclusão

O trabalho realizado pelas equipes de enfermagem atuantes nas salas de vacinação pesquisadas pode trazer danos à saúde desse trabalhador.

Avaliação de danos; Saúde do trabalhador; Atenção primária à saúde; Pessoal de saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br