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Efetividade da intervenção educativa no conhecimento de homens relacionado às doenças cardiovasculares

Resumo

Objetivo

Comparar o conhecimento sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares antes e após intervenção educativa realizada com homens metalúrgicos.

Métodos

Estudo de intervenção, realizado com 135 metalúrgicos, com idades entre 18 e 70 anos. O conhecimento sobre doenças cardiovasculares foi determinado pelo questionário Heart Disease Fact Questionnaire (HDFQ-2). Foram utilizados testes t de Student para amostras independentes e de Mann-Whitney, na comparação entre grupos, e testes t de Student para amostras dependentes e de Wilcoxon, na avaliação pareada.

Resultados

Tanto no grupo intervenção quanto no controle houve aumento estatisticamente significativo de 1,4 pontos na média do conhecimento entre o momento de base e o de seguimento.

Conclusão

A intervenção educativa, realizada em grupo, no local de trabalho e em horário de almoço, mostrou-se uma estratégia possível e eficaz para aumentar o conhecimento de homens sobre fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Educação em enfermagem; Enfermagem em saúde pública; Conhecimento; Doenças cardiovasculares/educação; Fatores de risco; Saúde do homem; Indústria metalúrgica

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