Qualidade de vida antes e após a cirurgia bariátrica

Josiane da Motta Moraes Rita Catalina Aquino Caregnato Daniela da Silva Schneider Sobre os autores

Objetivo:

Conhecer a qualidade de vida antes e após a cirurgia bariátrica.

Métodos:

Estudo transversal e prospectivo que incluiu 16 obesos que se submeteram à cirurgia bariátrica. O instrumento de pesquisa foi o Whoqol-bref traduzido e validado para língua portuguesa. Os dados foram coletados antes e após a cirurgia bariátrica. Para a análise dos dados utilizou-se o Software SPSS 19.0 com aplicação do teste Mc Nemar para amostras relacionadas, considerando-se como significativo p<0,05.

Resultados:

Antes da cirurgia, 25% consideraram a qualidade de vida e saúde ruim ou muito ruim, mostrando-se insatisfeitos. Depois da cirurgia, todos avaliaram a qualidade de vida e satisfação com a saúde como boa ou muito boa. Os percentuais encontrados em relação aos sentimentos negativos melhoraram; observou-se que 62,5% manifestaram não ter mais, ou apenas sentir algumas vezes, sentimentos negativos.

Conclusão:

Os resultados mostraram que a qualidade de vida, saúde, sentimentos, satisfação e capacidade de realizar coisas melhoraram após a cirurgia bariátrica.

Qualidade de vida/psicologia; Cirurgia bariátrica; Obesidade mórbida/ cirurgia; Obesidade mórbida/psicologia; Questionários


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br