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Burnout, workaholism e qualidade de vida entre docentes de pós-graduação em enfermagem

Burnout, workaholism y calidad de vida de docentes de posgrado en enfermería

Resumo

Objetivo:

Verificar a associação do burnout com workaholism e qualidade de vida entre docentes de mestrado e/ou doutorado em enfermagem.

Métodos:

Estudo transversal realizado com docentes permanentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação da área da Enfermagem de 47 universidades públicas das cinco regiões do Brasil. Entre julho e dezembro de 2018, convidou-se 919 docentes, dos quais 368 responderam a quatro questionários: caracterização sociodemográfica, de saúde e ocupacional, Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey, Dutch Work Addiction Scale e World Health Organization Quality of Life Assessment Instrument - Bref. Os dados foram analisados por estatística descritiva e as associações foram verificadas por regressão logística múltipla bruta e ajustada.

Resultados:

A prevalência de indicativo de burnout foi de 28,0%, de workaholism foi de 35,5% e de baixa qualidade de vida geral foi de 17,7% entre os docentes permanentes investigados. Trabalho compulsivo, trabalho excessivo e ser workaholic aumentaram significativamente as chances de altos níveis de exaustão emocional, despersonalização e baixa eficácia profissional. Por outro lado, níveis significativamente menores foram observados nos trabalhadores positivos, com alta percepção de qualidade de vida geral, física, psicológica, social e do meio ambiente. Os modelos múltiplos das dimensões da síndrome indicaram que suas dimensões são direta e positivamente associadas com o workaholism e direta e negativamente associadas à qualidade de vida geral, mesmo após o ajuste com variáveis sociodemográficas, de saúde e ocupacionais.

Conclusão:

A síndrome de burnout foi associada aos professores de mestrado e/ou doutorado com workaholism e que consideravam ter uma baixa qualidade de vida.

Descritores
Esgotamento psicológico; Qualidade de vida; Educação de pós-graduação em enfermagem; Docentes de enfermagem; Condições de trabalho

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