Acessibilidade / Reportar erro

Clima de segurança do paciente entre trabalhadores de enfermagem: fatores contribuintes

Resumo

Objetivo:

Mensurar o clima de segurança e os fatores contribuintes na perspectiva de trabalhadores de enfermagem de instituições hospitalares do Sul do Brasil.

Métodos:

Estudo transversal, com 648 profissionais de três hospitais do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Para coleta dos dados, utilizou-se o Questionário de Atitudes de Segurança. A análise dos dados se deu por estatísticas descritivas (Kolmogorov-Smirnov, Alfa de Cronbach, média, desvio padrão), e analíticas (Kruskai-Wallis e Manny Witney).

Resultados:

Participaram do estudo 648 profissionais de enfermagem, destes 66,5% trabalham em hospitais filantrópicos e 43,5% em hospital privado. Identificou-se média positiva nos domínios satisfação de trabalho, clima de trabalho em equipe e condições de trabalho, com diferença estatística nas condições de trabalho entre hospital filantrópico e público. Verificou-se melhor avaliação entre os profissionais enfermeiros, que atuam a tempo inferior a cinco anos e na pediatria.

Conclusão:

A respeito da percepção do clima de segurança quando comparado às categorias profissionais, os enfermeiros demonstram escores maiores do que auxiliares/técnicos de enfermagem, com diferença estatística nos domínios clima de trabalho, percepção de stress e gerência da unidade. Na perspectiva dos trabalhadores de enfermagem evidenciou-se escores positivos para clima de trabalho em equipe e satisfação do trabalho.

Descritores
Condições de trabalho; Cultura organizacional; Hospital; Segurança do paciente

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br