Acessibilidade / Reportar erro

O cuidado do agressor familiar frequente: revisão integrativa da literatura

El cuidado del agresor familiar recurrente: revisión integradora de literatura

Resumo

Objetivo

Identificar as principais literaturas científicas sobre o cuidado prestado ao agressor familiar frequente e apresentar as experiências exitosas mais relevantes.

Métodos

Revisão integrativa da literatura, com busca de artigos publicados entre os anos de 2008 a 2017, nas bases de dados MEDLINE, CINAHL e SciELO.

Resultados

Dos 1.496 artigos identificados, 15 atenderam aos critérios de inclusão. A análise desses estudos revelou duas categorias: Fatores intervenientes à agressividade intrafamiliar e Medidas exitosas para cuidado ou reabilitação de agressores familiares.

Conclusão

Há escassez de produção sobre a temática em países emergentes. Aspectos como padrões intergeracionais e vivência de situações violentas na infância podem ser intervenientes para o comportamento agressivo contra a família. São apontadas como medidas exitosas para o cuidado do agressor familiar a meditação de atenção plena, o aconselhamento pessoal, a melhoria do padrão do sono, participação em programas de prevenção e em formas de psicoterapia.

Violência doméstica; Saúde da família; Agressão; Assistência à saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br