Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologias assistivas para idosos com demência: revisão sistemática

Tecnologías de asistencia para ancianos con demencia: revisión sistemática

Resumo

Objetivo

Analisar estudos de intervenções com tecnologias assistivas, empregadas no auxílio de idosos com demência, na execução das Atividades Básicas e Instrumentais de Vida Diária.

Métodos

Realizou-se levantamento, através das bases de dados CINAHL, MEDLINE/PubMed, LILACS, SCOPUS, Scielo, Cochrane e Web of Science . Utilizaram-se os descritores dementia/ demência , aged/ idoso , self-help devices/ equipamentos de autoajuda . Os artigos selecionados foram submetidos à análise de qualidade metodológica, na qual foi utilizada a escala de avaliação da Physiotherapy Evidence Database (PEDro).

Resultados

Quatro ensaios clínicos foram elencados para a revisão. Os estudos apresentaram classificação de baixa a moderada qualidade metodológica. As tecnologias de sistema de monitoramento noturno e as de comando de voz apresentaram melhor avaliação em relação aos efeitos nas Atividades Básicas e Instrumentais de Vida Diária.

Conclusão

A aplicação desse aparato tecnológico fornece resultados positivos no apoio a idosos e cuidadores na execução das atividades diárias. As utilizações de comandos verbais simples possuem menor custo, manuseio simples e maior eficiência para execução de Atividades Instrumentais de Vida Diária de idosos com demência.

Idoso; Demência; Equipamentos de autoajuda; Atividades cotidianas; Saúde do idoso

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br