Acessibilidade / Reportar erro

Avaliando a aprendizagem do exame físico de enfermegem no contexto da semiologia pediátrica

OBJETIVOS: Verificar como alunos de enfermagem realizam o exame físico quanto a utilização do material, a seqüência e a interação com a criança, e analisar as fases da motivação e do desempenho na aprendizagem desse exame. MÉTODOS: Estudo descritivo realizado por meio de observação e de formulários com alunos da disciplina 'Semiologia e semiotécnica' em uma instituição em Campo Grande, MS. RESULTADOS: A maioria dos alunos mostrou-se motivada e manteve interação com a criança. A avaliação do desempenho permitiu identificar as dificuldades encontradas pelos alunos na realização das técnicas de coleta de dados antropométricos, sinais vitais, ausculta, palpação, percussão e inspeção. CONCLUSÃO: O instrumento de avaliação física mostrou-se eficaz para que o aluno identifique as características dos padrões normal e anormal na criança.

Exame físico; Enfermagem pediátrica; Educação em enfermagem


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br