Acessibilidade / Reportar erro

Educação em neurociência da dor e Pilates para idosos com dor lombar crônica: ensaio clínico controlado randomizado

Educación en neurociencia del dolor y pilates para personas mayores con dolor lumbar crónico: ensayo clínico controlado aleatorizado

Resumo

Objetivo

Avaliar o efeito da Educação em Neurociência da Dor aliada ao Pilates na catastrofização da dor em idosos com lombalgia crônica inespecífica.

Métodos

Ensaio clínico controlado randomizado com 80 participantes divididos em dois grupos: Grupo Pilates combinado com Educação em Neurociência da Dor – GPE, e Grupo Pilates– GP. As medidas foram feitas no início, pós-intervenção e após seis meses (seguimento). O protocolo incluiu três sessões individuais de Educação em Neurociência da Dor (END) de 30 min (somente para o GPE) e, posteriormente, oito semanas de Pilates (duas vezes por semana, 50 min/sessão, para ambos os grupos).

Resultados

Comparações das diferenças pré-pós e de seguimento em catastrofização, cinesiofobia, incapacidade e intensidade da dor não mostraram evidências de que a END teve efeitos adicionais em comparação com os exercícios isoladamente. Uma vantagem provável do presente protocolo de END foi que as taxas de abandono para o GPE foram menores do que para o GP, mostrando que a END aumentou a adesão ao exercício.

Conclusão

A relevância clínica do estudo é que o Pilates é uma intervenção segura para idosos com dor lombar crônica inespecífica e a END pode aumentar a adesão ao exercício nessa população.

Dor lombar; Educação em saúde; Neurociências; Técnicas de exercício e de movimento; Idoso; Catastrofização

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br