Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

A estrutura de um artigo científico original é usualmente composta de quatro partes: introdução, métodos (ou material e métodos), resultados e discussão. Cada uma fornece um tipo de informação, e seu conjunto deve fazer o leitor entender a pesquisa e sua conclusão. Na análise de textos submetidos para publicação, a seção de métodos frequentemente necessita de reparos. Tal seção será o foco deste editorial.

A função da seção de métodos é informar como o estudo foi realizado. Quando bem elaborada, ela fornece informações que permitem a replicação da pesquisa. Diversos tópicos compõem a seção de métodos em artigo original: o tipo de estudo, que comentaremos no próximo parágrafo; o cenário da pesquisa, com data, local e características; os participantes, que compõem a amostra do estudo; e a coleta de dados.

Há ainda: as questões éticas, as análises e as intervenções, que aparecem descritas quando pertinentes.

Entende-se por tipo de estudo, de delineamento ou de desenho, o plano da pesquisa. É o caminho adotado para chegar aos resultados. Alguns tipos de estudo são bastantes conhecidos. Basta mencionar seus nomes para que o leitor saiba de que se trata; por exemplo, estudo transversal. Essa informação ajuda também o leitor a avaliar o potencial do delineamento em alcançar o objetivo do estudo. É possível que os delineamentos complexos, novos ou pouco conhecidos precisem de explicações adicionais, acompanhados de referência bibliográfica. Existem guias de redação para cada delineamento que estão compilados no site www.equator-network.org/.

Em alguns relatos, não há menção a delineamento ou informa-se apenas que se trata de estudo qualitativo ou quantitativo. É necessário esclarecer qual tipo de estudo qualitativo ou quantitativo. A simples menção a um deles desperta no leitor, que seja conhecedor da matéria, detalhes da teoria sobre o assunto, em especial, seus aspectos positivos e limitações. Informações abrangentes e claras sobre o material e os métodos utilizados enriquecem o relato. Os leitores agradecerão se forem contemplados com tais informações.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar-Apr 2014
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br