Núcleo segurança do paciente: perfil dos recursos humanos no cenário brasileiro

Núcleo Seguridad del Paciente: perfil de los recursos humanos en el contexto brasileño

Lucas Rodrigo Garcia de Mello Barbara Pompeu Christovam Mylena da Cruz Araujo Ana Paula Amorim Moreira Erica Brandão de Moraes Graciele Oroski Paes Iuri Bastos Pereira Sobre os autores

Resumo

Objetivo

Caracterizar o perfil dos profissionais que atuam nos Núcleos de Segurança do Paciente e analisar se existem variáveis correlacionadas à aplicação de ferramentas de investigação de eventos adversos.

Métodos

Estudo quantitativo, transversal, prospectivo, com 95 profissionais de 24 hospitais públicos e privados, que possuem Núcleos de Segurança do Paciente, das regiões: Sudeste, Centro Oeste, Nordeste e Sul. O recrutamento dos participantes foi operacionalizado em três etapas por videoconferência e a coleta de dados foi realizada através de um formulário estruturado com 14 perguntas fechadas. O programa SPSS (Statistical Package for the Social Science) foi utilizado para análise estatística descritiva. O teste de Spearman foi utilizado para analisar a correlação e significância.

Resultados

Ressalta-se a predominância de enfermeiros (89,5%) responsáveis pela investigação de eventos adversos nas instituições participantes. Os enfermeiros possuíam idade média de 39,5 anos, 14,3 anos de formação profissional e 9,2 anos de atuação na prática assistencial. Já sobre a especialização, 58,8 % eram pós-graduados em terapia intensiva e 79% formados em gestão da qualidade. A ferramenta mais utilizada para investigação é o Protocolo de Londres (95,8%), além disso, o número de protocolos aplicados apresentou alta variabilidade (CV=0,46).

Conclusão

Os enfermeiros são os profissionais que atuam nos Núcleos de Segurança do Paciente, ademais, liderando o processo de investigação de eventos adversos; e não foi encontrada nenhuma correlação forte e significativa entre as variáveis quantitativas à aplicação de ferramentas de investigação de eventos adversos.

Recursos humanos; Segurança do paciente; Serviços de saúde; Gestão da qualidade; Brasil

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br