Wolfson AR, Harkins E, Johnson M, Marco, C. (2015) - Nova Inglaterra (nordeste dos Estados Unidos da América) |
E1 “Effects of the Young Adolescent Sleep Smart Program on sleep hygiene practices, sleep health efficacy, and behavioral well-being”(1313. Wolfson AR, Harkins E, Johnson M, Marco C. Effects of the Young Adolescent Sleep Smart Program on sleep hygiene practices, sleep health efficacy, and behavioral well-being. Sleep Health. 2015 Sep;1(3):197–204.)
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Examinar a eficácia do Programa de educação para a higiene do sono, “Sleep Smart”, nos comportamentos relativos ao sono, desempenho académico e bem-estar comportamental. |
Estudo clínico randomizado. Escalas: “ Adolescent Health and Sleep Efficacy Scale ” e “Adolescent Sleep Hygiene Scale”. 143 estudantes (+/- 12 anos). |
Os estudantes do grupo de intervenção melhoraram significativamente a higiene fisiológica e emocional do sono comparativamente com o grupo de controlo. Além disso relativamente ao padrão de sono, começaram a deitar-se 42 minutos mais cedo nas noites de fim-de-semana e 13 minutos mais cedo nas noites de escola. Os achados sugerem que o programa baseado em padrões de sono e higiene, tem um claro potencial para o sucesso, em particular, nas intervenções de melhorar: a saúde do sono, a higiene do sono, a hora de deitar e a redução de problemas comportamentais. Este programa favoreceu a estabilidade no desempenho académico, já que o programa ajudou a manter as notas dos estudantes consistentes ao longo do ano. |
Kira G, Maddison R, Hull M, Blunden S, Olds T. (2014) - Nova Zelândia |
E2 “Sleep Education Improves the Sleep Duration of Adolescents: A Randomized Controlled Pilot Study”(1414. Kira G, Maddison R, Hull M, Blunden S, Olds T. Sleep education improves the sleep duration of adolescents: a randomized controlled pilot study. J Clin Sleep Med. 2014;10(7):787–92.)
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Determinar os efeitos a curto prazo sobre a duração do sono, quando aplicado um programa de educação sobre o sono, adaptando um programa já existente na Austrália para uso no contexto da Nova Zelândia. |
Estudo piloto randomizado controlado. Questionário do sono; Escalas: “Sleep-Wake Problems Behavior ” e “ Scale of morningness and eveningnes; entrevista e diário de sono. 28 estudantes (entre os 13 -16 anos). |
Os participantes do grupo de intervenção dormiram mais durante as noites de fim de semana, comparativamente ao grupo controlo. Não foram encontradas diferenças entre os grupos na duração do sono nas noites de semana. Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos na higiene do sono, nos problemas de sono e no conhecimento do sono. Um programa de educação para o sono parece aumentar a duração do sono no fim-de-semana a curto prazo e influenciar o comportamento do sono dos adolescentes. |
Bindu J, Sumanth SB, Shrinivasa, UB. (2016) - Índia |
E3 “Sleep Promotion Program for Improving Sleep Behaviors in Adolescents: A Randomized Controlled Pilot Study” (1515. John B, Bellipady SS, Bhat SU. Sleep Promotion Program for Improving Sleep Behaviors in Adolescents: A randomized controlled pilot study. Scientifica (Cairo). 2016; 2016:8013431. ) |
Determinar a eficácia do programa de promoção do sono em adolescentes e avaliar as questões de viabilidade antes de ser realizado um estudo randomizado controlado. |
Estudo piloto randomizado controlado. Questionário de sono; Índice “ Sleep Hygiene” ; Índice “Pittsburgh Sleep Quality” ; Questionário “Cleveland Adolescent Sleepiness” e “PedsQL Present Functioning Visual Analogue Scale”. 58 adolescentes saudáveis (entre os 11-17 anos). |
O programa revelou um efeito significativo no grupo de intervenção sobre o grupo controlo, relativamente à qualidade geral do sono, à latência de início do sono, à duração do sono, à sonolência diurna e à angústia emocional e geral. Os adolescentes do estudo mostraram um aumento na duração do sono do fim-de-semana como um mecanismo compensatório do sono perdido. O estudo também mostrou um efeito positivo na duração do sono dos adolescentes e diminuição da sonolência diurna. Este programa de intervenção demonstrou que os adolescentes saudáveis melhoram os seus comportamentos. |
Wing YK, Chan NY, Yu MWM, Lam SP, Zhang J, Li SX, Kong APS, Li AM. (2015) - Hong Kong (China) |
E4 “ A School-Based Sleep Education Program for Adolescents: A Cluster Randomized Trial ” (1616. Wing YK, Chan NY, Man Yu MW, Lam SP, Zhang J, Li SX, et al. A school-based sleep education program for adolescents: a cluster randomized trial. Pediatrics. 2015;135(3):e635–43. ) |
Avaliar os efeitos de um programa educacional de sono em grande escala, chamado “ Healthy Sleep, Healthy School Life ”. |
Estudo randomizado controlado. Questionários: “General Sleep Questionnaire”, “Chinese version of the Sleep Knowledge Questionnaire”, “General Health Questionnaire ” e Escala: “ Pediatric Daytime Sleepiness Scale”. 3713 estudantes de 14 escolas secundárias (entre os 12-18 anos). |
O grupo de intervenção demonstrou acentuado conhecimento do sono em relação ao grupo controlo. A maioria dos estudantes (60-70%) relatou que o programa foi importante para aumentar o seu conhecimento do sono e levou à consciencialização sobre a privação de sono. No entanto, apenas 32% dos estudantes acreditavam que o programa mudaria os seus hábitos de sono. A taxa de incidência de consumo regular de bebidas energéticas foi mais baixa no grupo de intervenção, o que apoia a consolidação de conhecimentos sobre o potencial de melhoria das práticas de sono (ou seja, o não consumo de bebidas energéticas antes de dormir). |
Tamura N, Tanaka H. (2016) - Japão |
E5 “ Effects of a sleep education program with self-help treatment on sleeping patterns and daytime sleepiness in Japanese adolescents: A cluster randomized trial ”(1717. Tamura N, Tanaka H. Effects of a sleep education program with self-help treatment on sleeping patterns and daytime sleepiness in Japanese adolescents: A cluster randomized trial. Chronobiol Int. 2016;33(8):1073–85. ) |
Verificar os efeitos de um programa de educação do sono com tratamento complementar de auto-ajuda, a partir de uma lista de comportamentos promotores do sono. |
Estudo randomizado controlado. Questionário sobre a saúde e sobre o comportamento do sono e diários. 243 estudantes (entre os 12-13 anos). |
Em termos de mudança geral nos comportamentos de promoção do sono, 66,4% dos participantes no estudo, apresentaram uma melhoria significativa no pós-tratamento. Na análise de comportamentos individuais de promoção do sono, houve hábitos que melhoraram significativamente. O programa de educação para o sono com tratamento de autoajuda foi eficaz não só no aumento do conhecimento do sono, mas também na melhoria do comportamento de promoção do sono e padrões de sono/redução da sonolência diurna. |
Gruber R, Somerville G, Bergmame L, Fontil L, Paquim S. (2016) - Canadá |
E6 “ School-based sleep education program improves sleep and academic performance of school-age children ”(1818. Gruber R, Somerville G, Bergmame L, Fontil L, Paquin S. School-based sleep education program improves sleep and academic performance of school-age children. Sleep Med. 2016; 21:93–100. ) |
Desenvolver e avaliar o programa de educação escolar sobre o sono, “ Sleep for Success ”, com o intuito de melhorar o sono e o desempenho académico das crianças em idade escolar. |
Estudo não randomizado controlado. Questionário de saúde; actígrafo e diário de sono. 71 estudantes de 3 escolas públicas (entre os 7-11 anos). |
No grupo de intervenção, o sono foi estendido por mais 18,2 minutos por noite, a eficiência do sono melhorou cerca de 2,3%, e a latência do sono foi encurtada para 2,3 minutos. A participação no programa de educação do sono foi associada a significativas melhorias do sono das crianças e no seu desempenho académico. |
Wilson KE, Miller AL, Bonuck K, Lumeng JC, Chervin RD. (2014) - Estados Unidos da América |
E7 “Evaluation of a Sleep Education Program for Low-Income Preschool Children and Their Families” (1919. Wilson KE, Miller AL, Bonuck K, Lumeng JC, Chervin RD. Evaluation of a Sleep Education Program for Low-Income Preschool Children and Their Families. Sleep. 2014; 37(6): 1117-25.)
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Avaliar um programa de educação sobre o sono, para crianças do pré-escolar e suas famílias, e o seu efeito. |
Estudo randomizado controlado. Questionário sobre o conhecimento, atitutes, autoeficácia e crenças (KASB); diário de sono. 152 pais ou responsáveis e as suas respetivas crianças inseridas no pré-escolar (com idade média de 4,1 anos). |
No grupo de intervenção a duração do sono noturno das crianças melhorou durante os dias da semana cerca de 30 minutos, além disso estas crianças começaram a deitar-se, cerca de 22 minutos mais cedo, permitindo um aumento na duração do sono. Os pais são os reguladores externos preliminares do sono, sendo assim, estes podem permitir um aumento na duração do sono das crianças o que favorece melhorias no funcionamento diurno das crianças. Para isso foi sugerido pelo estudo que exista uma exposição repetida do programa de educação do sono na infância ao longo do tempo. |
Hall WA, Hutton E, Brant RF, Collet JP, Gregg K, Saunders R, Ipsiroglu O, Gafni A, Triolet K, Tse L, Bhagat R, Wooldridge J. (2015) - Canadá |
E8 “ A randomized controlled trial of an intervention for infants' behavioral sleep problems ”(2020. Hall WA, Hutton E, Brant RF, Collet JP, Gregg K, Saunders R, et al. A randomized controlled trial of an intervention for infants' behavioral sleep problems. BMC Pediatr. 2015;15(181):181.)
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Avaliar os efeitos de uma intervenção do sono através de um programa de educação aos pais dos lactentes, realizada por enfermeiros. |
Estudo randomizado controlado. Diário de sono; actígrafos; questionário de sono infantil; avaliação multidimensional da escala de fadiga e índice de “Pittsburgh Sleep Quality” . 235 famílias (462 pais), com lactentes entre os 6-8 meses. |
Os pais registaram menos despertares nos lactentes do grupo de intervenção durante a noite do que nos lactentes do grupo de controlo. Os pais do grupo de intervenção sentiram melhoria relativamente à fadiga, à sua qualidade do sono, em comparação com os pais do grupo controlo. No grupo de intervenção, os conhecimentos relativamente ao sono infantil, à gestão do sono e à alimentação durante o sono melhoraram significativamente em relação ao grupo controlo. |