Acessibilidade / Reportar erro

Aspectos associados à drogarresistência em pessoas com Tuberculose/HIV: revisão integrativa

Aspectos relacionados con la drogorresistencia en personas con tuberculosis/VIH: revisión integradora

Resumo

Objetivo:

Analisar as produções científicas acerca dos aspectos associados à drogarresistência em pessoas com coinfecção Tuberculose/HIV.

Métodos:

Revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS, SciELO, Web of Science, SCOPUS, MEDLINE e COCHRANE. Utilizaram-se dos descritores HIV, Tuberculose e Resistência a múltiplos medicamentos, em português, inglês e espanhol. Encontraram-se 1.177 artigos e selecionaram-se 19, excluíram-se 1.158, 41 duplicados e 1.117, por não atenderem à pergunta de pesquisa e abordarem outras temáticas, como: coinfecção do HIV e pneumonia; impacto da multirresistência na vida de pessoas com coinfecção, destacando-se a mortalidade; testes diagnósticos de multirresistência aos fármacos; e associação entre HIV e tuberculose meníngea.

Resultados:

Os dados obtidos foram organizados em três categorias temáticas: Aspectos clínicos, destacando-se: infecção pelo HIV, hipoalbuminemia, carga elevada do bacilo; Aspectos relacionados aos fármacos, incluindo abandono do tratamento, não adesão à terapia, tratamento prévio para tuberculose, má absorção de medicamentos, efeitos adversos causados pela terapia antirretroviral, interação entre os tratamentos de ambas as infecções; e Aspectos sociais, sinalizando-se hospitalizações, convivência com outras pessoas com bacilos multirresistentes, privação de liberdade, atraso no diagnóstico e início tardio do tratamento.

Conclusão:

Os principais aspectos identificados foram o abandono da terapêutica, tratamento prévio para tuberculose e intervenção inadequada, tais resultados, também, podem estender-se às pessoas que não apresentam coinfecção. Enfatiza-se a importância desta revisão para instigar novas pesquisas, com destaque para estratégias com foco na identificação precoce de pessoas com multirresistência, prevenção e incentivo à adesão ao tratamento.

Descritores
HIV; Tuberculose; Coinfecções por HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Resistência a múltiplos medicamentos

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br