Acessibilidade / Reportar erro

Validação de tecnologia em libras para educação em saúde de surdos

Validación de tecnología en Libras para educación en salud de sordos

Resumo

Objetivo:

Construir e validar um vídeo educativo em Libras para educação em saúde de surdos acerca da Aids e suas formas de transmissão.

Métodos:

Estudo de desenvolvimento metodológico, com referencial psicométrico, desenvolvido em uma escola de audiocomunicação. Participaram cinco juízes e 18 pessoas surdas. Na coleta dos dados utilizou-se escala Likert e, na análise, o Alfa de Cronbach e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC).

Resultados:

O vídeo educativo “Comunicação em Libras: aprendendo sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), tem duração de 20 minutos. O roteiro do vídeo foi dividido em três blocos e respectivos itens: Bloco A - Aids, formas de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento, prevenção; Bloco B - Tipos de preservativos. Bloco C - Aids, um problema de saúde pública. Obteve-se entre os juízes IVC médio de 0,96 para os itens e de 0,90 para os critérios psicométricos de avaliação geral. Entre os surdos obteve-se IVC médio de 0,87. O Alpha de Cronbach Total para os juízes foi 0,989 e, para os surdos 0,634.

Conclusão:

O vídeo educativo apresenta evidências de validade e representatividade para ser utilizado na assistência e nos processos de educação em saúde do público-alvo.

Descritores
Estudos de validação; Tecnologia; Educação em saúde; Surdez; Síndrome de imunodeficiência adquirida

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br