Acessibilidade / Reportar erro

Análise da evolução histórica do conceito de cuidados paliativos: revisão de escopo

Análisis de la evolución histórica del concepto de cuidados paliativos: revisión de alcance

Resumo

Objetivo

Analisar a evolução histórica do conceito de cuidados paliativos e identificar seus elementos essenciais.

Métodos

Revisão de escopo fundamentada no manual do Joanna Briggs Institute Reviewer’s que incluiu as definições de cuidados paliativos oriundos de artigos científicos selecionados de bases e portais da saúde. Foram selecionados 21 estudos para análise. Utilizou-se o software IRaMuTeQ® para agrupamento dos dados.

Resultados

De 1993 a 2020 a definição de cuidados paliativos mais citada foi a da World Health Organization; a abordagem paliativa foi implementada nas esferas físicas, biopsicossociais e espirituais, a pacientes com enfermidades agudas ou crônicas para promover conforto, dignidade e qualidade de vida. Os elementos essenciais identificados nas definições foram: vida, cuidado, qualidade, família, equipe multidisciplinar, conforto e alívio.

Conclusão

Constatou-se amadurecimento na definição de cuidados paliativos, ao agregar elementos para garantia de qualidade de vida digna, independentemente do tipo de doença, e integrar família e equipe interprofissional nesse processo.

Cuidados paliativos; Assistência integral à saúde; Humanização da assistência; Assistência terminal

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br