Austrália |
Pós-graduação: estágio em unidade rural(1111. Lea J, Cruickshank M. Supporting new graduate nurses making the transition to rural nursing practice: views from experienced rural nurses. J Clin Nurs. 2015;24(19-20):2826–34.)
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Superou o isolamento e falta de vínculo com a equipe e comunidade, adquirindo habilidades de comunicação e relacionamento. A experiência mostrou-se favorável à formação de profissionais para atuarem na área rural. |
Austrália |
Pós-graduação: estágio com utilização de tutoria(44. Mills J, Francis K, Bonner A. Getting to know a stranger—rural nurses' experiences of mentoring: a grounded theory. Int J Nurs Stud. 2008;45(4):599–607.)
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Identificou a tutoria como uma alternativa à formação de enfermeiras rurais. Propiciou um ambiente de apoio e segurança para o desenvolvimento de habilidades e competências. Porém foi um recurso pouco explorado na formação, com potencial para formar profissionais que reconheçam as características regionais e culturais da comunidade, um dos desafios da enfermagem contemporânea. |
EUA |
Pós-graduação: curso de prática de enfermagem avançada com ênfase no contexto rural.(1212. Hauenstein EJ, Glick DF, Kane C, Kulbok P, Barbero E, Cox K. A model to develop advanced practice nurses for rural practice. J Prof Nurs. 2014;30(6):463–73.)
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O curso associou aprendizagem participativa e educação à distância. Forneceu experiências de aprendizagem para atender as necessidades de saúde, específicas, das populações rurais. |
Canadá |
Pós-graduação: curso de prática de enfermagem avançada com ênfase no contexto rural à distância.(1313. Place J, MacLeod M, John N, Adamack M, Lindsey AE. “Finding my own time”: examining the spatially produced experiences of rural RNs in the rural nursing certificate program. Nurse Educ Today. 2012;32(5):581–7.)
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Favoreceu o acesso à formação orientada à prática rural. As enfermeiras aplicaram os saberes e práticas em seu próprio local de trabalho, qualificando a assistência prestada. |
EUA |
Graduação: atividade simulada com casos oriundos de famílias rurais.(1414. Tschetter L, Lubeck P, Fahrenwald N. Integrating QSEN and technology to address rural health care: initial outcomes. Clin Simul Nurs. 2013;9(10):e469–75.)
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Atendeu as necessidades de ensino reconhecendo o valor da colaboração e do trabalho em equipe. Os alunos capacitaram-se para atuar em diferentes contextos rurais. |
Austrália |
Graduação: estágio curricular em unidade de saúde rural.(1515. Pront L, Kelton M, Munt R, Hutton A. Living and learning in a rural environment: a nursing student perspective. Nurse Educ Today. 2013;33(3):281–5.)
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Influenciou positivamente na aprendizagem, possibilitando aos estudantes vivenciar processos de cuidado, distintos dos efetuados na área urbana, que exigem conhecimentos e habilidades específicos. |
Canadá EUA |
Graduação: estágio curricular em unidade de saúde rural.(1616. Yonge OJ, Myrick F, Ferguson LM, Grundy Q. Nursing preceptorship experiences in rural settings: “I would work here for free”. Nurse Educ Pract. 2013;13(2):125–31.)
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Inseriu o aluno na comunidade, oportunizou a prática da enfermagem rural e vínculo com a comunidade. Contribuiu para que o egresso retornasse para atuar com enfermeiros no meio rural. |
Austrália |
Graduação: estágio curricular em unidade de saúde rural.(1717. Sanderson H, Lea J. Implementation of the Clinical Facilitation Model within an Australian rural setting: the role of the Clinical Facilitator. Nurse Educ Pract. 2012;12(6):333–9.)
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Revelou que a experiência além da aprendizagem clínica, em enfermagem rural, contribuiu na construção da consciência sobre a importância da cultural, da comunidade e das relações pessoais, no cuidado de enfermagem. |
Canadá |
Graduação: estágio curricular em unidade de saúde rural.(2121. Sedgwick MG, Yonge O. Undergraduate nursing students' preparedness to “go rural”. Nurse Educ Today. 2008;28(5):620–6.)
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Apontou que a preparação dos alunos deve incluir funções cognitivas, preparação psicológica, bem como a aquisição de habilidades clínicas avançadas. |
Austrália |
Graduação: curso de graduação à distância para estudantes de comunidade rurais.(55. Latham H, Giffard L, Pollard M. University and health service partnership: a model to deliver undergraduate nurse education in rural Australia. Collegian. 2007;14(1):5–10.)
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O modelo forneceu uma alternativa de formação, promovendo a sustentabilidade e a viabilidade dos serviços de saúde rurais da Austrália. |
Canadá |
Graduação: estágio curricular em unidade de saúde rural.(2020. Skaalvik MW, Gaski M, Norbye B. Decentralized nursing education in northern Norway: a basis for continuing education to meet competence needs in rural Arctic healthcare services. Int J Circumpolar Health. 2014;73(1):25328.)
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O estágio no contexto rural apresentou muitas situações novas, exigindo habilidades clínicas antes da inserção em campo, pois estas situações podem levar o aluno a sentir-se oprimido. |
EUA |
Educação permanente(1919. Fairchild RM, Everly M, Bozarth L, Bauer R, Walters L, Sample M, et al. A qualitative study of continuing education needs of rural nursing unit staff: the nurse administrator's perspective. Nurse Educ Today. 2013;33(4):364–9.)
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A necessidade de realizar atividades que possibilitem a mudança de paradigma favoreceu a autorreflexão e o empoderamento da equipe e usuários, visando vencer o desafio de abordar temas polêmicos, como violência, exploração feminina e assédio moral. Em relação ao cuidado os temas sugeridos foram: segurança do paciente; qualidade do cuidado e gestão da unidade de saúde. |
Noruega |
Educação permanente(1818. Burman ME, Fahrenwald NL. Academic nursing leadership in a rural setting: different game, same standards. J Prof Nurs. 2018;34(2):128–33.)
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Demonstrou a necessidade de realização de atividades no próprio local de trabalho. Atividades à distância, horários flexíveis e que não ocupem todo o turno de trabalho. |