Acessibilidade / Reportar erro

Validação psicométrica do instrumento Creighton para avaliação de competências clínicas em simulação

Validación psicométrica del instrumento Creighton para evaluar competencias clínicas en simulacro

Resumo

Objetivo:

Validar construto e avaliar a confiabilidade do Instrumento Creighton para Avaliação de Competências Clínicas, versão português, Brasil.

Métodos:

Estudo metodológico, realizado com 30 docentes/enfermeiros que utilizavam a metodologia de simulação. Foram elaborados dois cenários com temas iguais e atuações divergentes das estudantes com o objetivo de testar a capacidade do instrumento de diferenciá-los. Os cenários foram gravados e disponibilizados para os especialistas por um website que viabilizou a coleta. Para a validação de construto, utilizou-se as técnicas de experimentação e da correlação phi. Para a confiabilidade, analisou-se a equivalência, com coeficiente Fleiss Kappa, e a consistência interna, com coeficiente Kuder-Richardson (KR20).

Resultados:

Ao analisar a validade, 20 dos 23 itens apresentaram resultados significativos. Na análise, os domínios apresentaram correlações, classificadas de baixa a alta. Quando comparados os cenários, as correlações foram baixas, muito baixas ou negativas. Quanto à confiabilidade, o coeficiente Fleiss Kappa encontrado foi razoável (0,282) para o cenário 1 e moderado para o cenário 2 (0,408). A consistência interna medida com o KR20 foi de 0,717 para o cenário 1 e 0,805 para o cenário 2, classificadas como moderada e alta.

Conclusão:

O Instrumento Creighton para Avaliação de Competências Clínicas versão português, Brasil, foi considerado válido e confiável para uso em todo o território nacional.

Descritores
Competência clínica; Psicometria; Simulação; Estudos de validação

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br